Vacinação de professores contra a Covid-19: por que é tão importante?

A vacinação de professores diminui as chances de contágio e deixa a comunidade escolar mais tranquila

O Colégio Impacto comemorou o início da vacinação de professores e colaboradores, um momento importante para que a comunidade escolar sinta-se mais segura e para que todos possam ter maior envolvimento no processo educativo e pedagógico.

A princípio, o PNI (Plano Nacional de Imunização) não colocou os professores entre os grupos a serem vacinados no início da campanha. Entretanto, diversos governos estaduais entenderam que a imunização dessa parcela da sociedade deveria ser prioritária, e já começaram a aplicação de vacinas em profissionais da educação.

 Medidas de proteção

A vacinação diminui as taxas de transmissão e o risco de casos graves da doença, mas não garante imunidade total. Além disso, ainda não há previsão para o início da imunização de crianças e adolescentes. Por isso, os protocolos de proteção devem continuar em vigor mesmo após a vacinação de professores e colaboradores.

Milena Fiuza, gerente executiva pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, lembra que foi graças aos protocolos e a medidas como distanciamento social, uso de máscaras (e outros EPIs), higienização das mãos e de superfícies e ambientes bem ventilados que parte dos alunos puderam voltar às salas de aula. Para ela, a escola está em funcionamento pelo cuidado de professores e colaboradores, que dão o melhor de si.